Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Norte de Portugal: saiba o que conhecer e as curiosidades da região



A região do Norte de Portugal foi a que registrou o maior crescimento de turistas em 2018. Segundo os dados da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o aumento no turismo confirma uma realidade: a região tem muito a oferecer.

Se você está planejando as suas férias, é hora de conhecer melhor e traçar o seu roteiro pelo norte do país!

Cidades do Norte de Portugal

Você sabe quais cidades integram a região Norte de Portugal? Antes de planejar a sua viagem, é bom saber essa informação para não deixar nenhuma cidade de fora do seu roteiro luso.

A principal cidade da região é o Porto. É a segunda maior cidade de Portugal e constituiu uma região metropolitana que conta com 17 municípios e cerca de 1,8 milhão de habitantes.

É claro que você não tem como conhecer todas as cidades do norte de Portugal, mas selecionamos as principais além do Porto:

    Braga;
    Guimarães;
    Viana do Castelo;
    Vila Nova de Gaia;
    Bragança;
    Vila Real;
    Chaves;
    Viseu;
    Valença;
    Espinho.


Quando ir ao Norte de Portugal?

Planejar a sua viagem no tempo certo é muito importante. Sabendo disso, aconselhamos você a procurar a melhor época para ir ao norte de Portugal. Isso dependerá, é claro, das suas preferências pessoais. Aproveite e descubra nesse artigo quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias.

A grande festa anual dos portugueses pode ser uma boa oportunidade de visitar a região Norte. Ela acontece anualmente na noite do dia 23 para 24 de junho. Para os portugueses, essa noite é como celebrar o ano-novo: todos vão para a rua, há queima de fogos e muitas tradições.

A festa inclui muita música, comida e dança, mas não do jeito que você conhece no Brasil. Um ponto positivo é que durante o São João normalmente as temperaturas estão mais altas, já que a festa é justamente ligada ao solstício de verão. Portanto, quem deseja conhecer a tradição portuguesa de perto, essa pode ser uma boa data.


Clima no norte de Portugal

Algo que você precisa saber de antemão é que essa é uma região chuvosa. Por isso, a dica é providenciar um guarda-chuva, principalmente entre novembro e fevereiro.

Em geral, o clima de Portugal é mediterrâneo. Contudo, mais ao norte do país as temperaturas começam a diminuir, chegando a menos de 10°C entre dezembro e início de fevereiro ou até mesmo temperaturas negativas.

Principais roteiros para visitar

Se você não sabe por onde começar a sua visita no norte de Portugal, nada melhor do que um roteiro para ajudar na sua viagem.

Passeio em Viana do Castelo



veja aqui o nosso roteiro Viana castelo >>>

Da gastronomia ao passeio no rio, um dia em Viana do Castelo pode dar um novo ar à viagem. Com uma volta pelo centro da cidade você consegue contemplar os principais pontos turísticos: a Igreja da Misericórdia, o Museu do Traje e o Teatro Municipal Sá de Miranda. Visite também os melhores museus de Portugal .

Ali em volta você encontra também as melhores pastelarias da cidade. Não pense que a pastelaria portuguesa é igual à brasileira: elas vendem doces típicos portugueses.

Outra atração bastante conhecida para incluir no roteiro é a Fábrica de Chocolate, que foi inaugurada em 2014. No complexo, onde outra fábrica antiga funcionou por mais de 80 anos, há um restaurante, hotel e museu.


Guimarães: o berço de Portugal





Veja Aqui o nosso Roteiro a Braga Guimarães >>>


“Aqui nasceu Portugal”: essa é a frase que você vai ver logo que chegar em Guimarães. Segundo conta a história, essa foi a primeira cidade de Portugal. Apesar disso, você pode ter certeza de que é uma das cidades mais limpas e bem conservadas do país.

Guimarães já foi a Capital Europeia da Cultura e é considerada Patrimônio Mundial. O roteiro pela cidade é para conhecer um pouco mais da história do país visitando o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. Descubra outros 10 patrimônios mundiais em Portugal.

Para completar a visita, no Largo da Oliveira há as melhores opções gastronômicas. Você pode experimentar um pouco das comidas típicas a preços acessíveis e uma ótima qualidade no coração da cidade.

Roteiro do Douro



Veja aqui o nosso Roteiro ao Douro >>>


Você não pode passar pelo norte de Portugal sem fazer um cruzeiro pelo Rio Douro! Os roteiros são os mais diversos, havendo opção de percursos maiores ou menores.

No roteiro de algumas empresas você pode até mesmo passar a noite em uma cidade, provar um almoço típico da região e embarcar novamente na viagem pelo rio. Durante o passeio, você ainda pode fazer degustação de vinho e conhecer ainda mais de perto a beleza natural da região.

Os passeios mais completos costumam contemplar as cidades de Vila Real, Peso da Régua, Pinhão e Porto.


Dicas: o que ver e fazer


Além dos roteiros que você viu acima, há muito mais lugares para ver e aproveitar em Portugal! Confira a lista que separamos para você com as melhores indicações:

    Livraria Lello (Porto);
    Bom Jesus do Monte (Braga);
    Catedral da Sé (Porto);
    Caves de vinho;
    Parque Nacional Peneda-Gerês;
    Foz do Douro;
    Cais da Ribeira (Porto);
    Castelo de Lamengo;
    Centro Histórico do Porto;
    Majestic Café (Porto).


Curiosidades

Apesar de ser um país pequeno, cada região de Portugal é muito particular, não é a toa que Portugal é um dos melhores destinos turísticos do mundo. No entanto, há muitas curiosidades que poucos sabem sobre a região Norte do país.

Entre elas, está o fato de o Centro Histórico do Porto ser considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além disso, há uma atração de destaque mais moderna na cidade: a Casa da Música. Ela foi considerada pelo New York Times como “uma das mais importantes salas de espetáculo” dos últimos 100 anos.

Ainda na cidade do Porto há o maior parque de Portugal e o único da Europa que termina diretamente no mar, chamado de Parque da Cidade. Já sobre as caves de vinhos, você descobrirá que muitas delas são de ingleses que habitaram a região por muitos anos para explorar o potencial da viticultura.


Cultura e tradição

Uma das maiores curiosidades atuais é que a escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, morou na cidade do Porto. Para muitos, a Livraria Lello foi a sua principal inspiração.

Ainda, a tradição dos estudantes da região que andam com capas e colheres pela cidade teria sido o ponto de partida para o primeiro livro.

Como você pode acompanhar, o norte de Portugal é rico em cultura, gastronomia, passeios e atrações de todos os tipos. A dica é embarcar na viagem e aproveitar!





Fonte : https://turismo.eurodicas.com.br/


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário