Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Comidas típicas de Portugal: 8 obras-primas da gastronomia portuguesa

Portugal possui uma gastronomia muito rica, diversificada e cheia de bons ingredientes. A nação de Camões, Saramago e Fernando Pessoa se destaca pela produção de vinhos, azeite de oliva e azeitonas. Confira abaixo a seleção que fizemos das comidas típicas de Portugal


1. Sardinha


Muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, as sardinhas são feitas assadas na grelha e servidas normalmente com pimentões verdes assados e batatas cozidas.
A sardinha assada faz parte da cultura portuguesa e está entres os principais pratos da sua gastronomia.


2. Bacalhau



O bacalhau é uma das comidas típicas de Portugal mais famosas, é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é servido em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).

Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, entre diversas outras maneiras.  Normalmente o peixe é mais barato do que a carne de gado e os portugueses comem realmente muito bacalhau, que além de ser muito saboroso, é bastante saudável. Uma delícia da culinária portuguesa.

Bolinho de bacalhau

Os bolinhos de bacalhau são uma relíquia de Portugal. Crocantes por fora e macios por dentro, normalmente são servidos como entrada.

Pataniscas

Já as pataniscas de bacalhau são bolinhos redondos, fritos e que levam farinha na sua produção, diferentes dos bolinhos de bacalhau que levam apenas batatas para dar a liga.

Punheta de Bacalhau

A punheta de bacalhau é como se fosse um ceviche de bacalhau. É servida como entrada e acompanha pão. É feita com o bacalhau cru, cebolas, alho, azeite e salsa.




3. Alheira


A alheira é um embutido (como se fosse uma linguiça), é defumada e pode ser feita com carnes de caça, porco ou aves. Podem ser fritas, assadas ou então envolvidas em massa folhada. É um prato delicioso!


4. Francesinha


A francesinha (ah, a francesinha!) é uma comida típica de Portugal e um dos pratos mais gostosos do país. Todo turista que come o prato uma vez, quer voltar correndo para Portugal! Ele foi criado no Porto e no norte do país é onde se come melhor.
Todos os brasileiros que experimentam amam o sabor do prato que é feito com pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri. São servidas com batatas fritas.


5. Cozido à portuguesa



Uma mistura para fortes: leva feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, boi e frango, além de chouriço e morcela. Um prato super tradicional de Portugal.



6. Arroz de tomate



O arroz de tomate é mais uma comida típica de Portugal, trata-se de um arroz com molho de tomate e é servido como acompanhamento para carnes e peixes.


7. Arroz de feijão



O arroz de feijão é o arroz já misturado com o feijão e é servido como acompanhamento de carnes e peixes.


8. Arroz de pato



O arroz de pato é quase um risoto, feito com carne de pato que vai ao forno e é servido com chouriços por cima, mais uma delícia da culinária portuguesa.


Fonte : https://www.eurodicas.com.br


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário