Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

O Prego e o Bitoque


Será que são o mesmo prato? Descubra o que os une e o que os separa!

Em terras lusas, quem é que não gosta de um belo "Prego" ou "Bitoque"?

O "Prego" e o "bitoque" são pratos típicos da cozinha portuguesa mas, certamente, quando decide ir a um restaurante, tem alguma dificuldade em fazer o seu pedido. Será que aquilo que deseja é um "Prego" ou um "Bitoque"?

Infelizmente, não existe um consenco no que diz respeito a estes dois pratos, que muitos dizem ser exatamente o mesmo.

Aqui ficam algumas das diferenças/semelhanças que dizem existir entre os dois termos:


PREGO



Um "Prego" consiste num bife pequeno de vaca que se come, normalmente, em sanduíche, mas há quem goste de o comer no prato, com arroz e batata-frita e muitas vezes, com ovo a cavalo. Quando escolhe comê-lo no pão, é muito comum, fazer-se acompanhar por um molho. Os molhos que normalmente temperam o "Prego" são: molho mostarda ou molho picante.


BITOQUE



A descrição de "Bitoque" é muito semelhante sendo que, esta versão, se come quase sempre, se não sempre, no prato com batata-frita, arroz e salada como acompanhamentos. O ovo a cavalo no bife, também é muito comum.

Tanto o "Prego" como o "Bitoque" podem ser acompanhados por fiambre e queijo. Estes dois ingredientes podem ser colocados entre o bife e o ovo.

O bife do "Prego" e do "Bitoque" pode ser frito ou grelhado e a carne pode ser bovina ou suína no entanto, a história diz-nos que a versão com carne de porco é muito recente e normalmente, só é usada para confecionar o "Bitoque" e não é tão usual para o "Prego".



Tem-se recorrido à carne suína desde a altura da doença das vacas loucas, doença que surgiu no início da decáda de 2000. Este fenómeno, levou a que um grande número de pessoas, começasse a evitar o consumo de carne bovina.

O "Prego" é muitas vezes visto como um petisco saboroso e rápido de se fazer. Por sua vez, o "Bitoque" é considerado um prato de refeição um pouco mais demorado por ser mais elaborado, mas muito saboroso também.



Há quem defenda que a denominação dada a estes pratos. tem muito a ver com o sítio/região onde são pedidos. Quer isto dizer que, dependendo do ponto do país onde se encontra, o nome pode mudar. Referimo-nos então, a diferentes regionalismos relativamente à língua portuguesa.

Sendo assim, dir-se-ia que na zona do Norte do país o mais normal é pedir um "prego" no prato porém, se descer até às zonas Centro e Sul de Portugal, a palavra "bitoque" será a mais utilizada.

Mas uma coisa acho que todos concordamos, tanto o "prego" como o "bitoque" ficam sempre bem quando acompanhados com um molho bem especial, certo? E é por isso que aqui vos deixo a receita de um dos molhos que eu mais aprecio!


Fonte : http://sic.sapo.pt


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário