Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Em Portugal, funicular mais antigo do mundo é movido a água


O Funicular mais antigo do mundo está em Braga

consulte aqui o nosso Tour Braga Guimarães saindo do porto >>>

Há 133 anos, veículo sobre e desce morro sem eletricidade ou combustível

Você sabe o que é funicular? É uma espécie de bonde que é puxado por cabos e sobe morros na diagonal. Muito comum em diversos países, a maioria dos funiculares do mundo são movidos a eletricidade ou a algum combustível.

Em Portugal, porém, o funicular mais antigo do mundo é movido a água. E de uma maneira muito mais simples do que você pode imaginar.


Inaugurado a 25/03/1882 é atualmente o funicular mais antigo do mundo em funcionamento a utilizar o sistema de contrapeso de água.
O elevador vence um desnível de 116 metros, percorrendo para tal 274 metros numa viagem que dura entre 2.5 a 4 minutos.

A viagem é toda ela feita paralelamente ao escadório do Bom Jesus e termina na sua parte superior junto à estátua equestre de São Longuinhos.




  São dois trilhos que sobem o morro. Em cada trilho, há um bondinho ligado ao outro por um cabo. O motorneiro enche de água o tanque do que está no alto do morro. Ele fica tão pesado que, quando o freio é solto, desce a rampa, puxando o que está embaixo. O tanque tem capacidade para 3500 litros, que permite o transporte de 35 pessoas.



A tecnologia não é muito nova. Na verdade, ela é mais velha que os motores elétricos. O funicular foi construído há 133 anos. Depois de transportar as pessoas, a água é despejada no rio que abastece a cidade de Braga, no extremo norte do país.


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário