Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

A Origem da Francesinha


O nome “Francesinha” pouco significará para aqueles que nunca viveram em Portugal, e mesmo em Portugal existem milhares de pessoas que não fazem a mínima ideia do que se trata.

Mas afinal o que é?

A Francesinha é um petisco nascido na cidade do Porto, que basicamente se pode exemplificar como sendo feito com duas fatias grossas de pão de forma, ligeiramente torrado, entre as quais é adicionado um bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca e queijo. Cobre-se com múltiplas fatias de queijo por todos os lados e vai ao forno até o queijo começar a derreter. Finalmente deita-se aquele que é o ingrediente mais importante da Francesinha: o molho quente, ligeiramente espesso e picante.




Segundo reza a história, foi um português de nome Daniel David Silva que nos anos cinquenta trabalhava no restaurante “A Regaleira”, no Porto. Tendo sido emigrante em França, ele usou como inspiração uma das sanduiches mais típicas de França, o “Croque-Monsieur”.

A sua ideia foi a de ajustar os ingredientes ao paladar e cultura gastronómica das gentes da cidade do Porto, habituadas a comidas substanciais de sabores fortes e quentes, acabando por criar o famoso molho que é, sem qualquer contestação, a alma de qualquer boa Francesinha.

A diversidade de bebidas alcoólicas nele utilizadas e a sua quantidade, afectam determinante

mente o seu sabor e a sua acidez ou doçura. Existem restaurantes que fazem molhos de excelência cuja combinação de ingredientes é um segredo que dura há gerações.

Mas se o molho é a alma da Francesinha, a qualidade das carnes utilizadas e até o tipo de pão que se usa são a sua estrutura, sendo o paladar final fortemente influenciado pela sua escolha criteriosa.



De confecção barata, tornou-se um prato do povo acabando por se transformar numa das mais apreciadas iguarias da cidade do Porto, ao ponto de existirem restaurantes especializados em Francesinhas.

O site AOl Travel elegeu a Francesinha como uma das 10 melhores sanduíches do mundo, considerando que, apesar do seu diminutivo, esta iguaria de “pequena tem muito pouco”.

No top elaborado pelo AOL Travel a Francesinha aparece ao lado das sanduíches:
Roujimao (China),
Smorrebrod (Dinamarca),
Kati Roll (India),
Pan Bagnat (França),
Gelato Sandwich (Itália),
Indian (Navajo),
Taco (Estados Unidos),
Chip Butty (Reino Unido)
e Cemita (México).

Tal como outras coisas na vida, uma Francesinha não pode ser explicada tem de ser experimentada.

Curiosidades:

– As variantes da verdadeira Francesinha são muitas e regra geral nada têm a ver com a original em termos de sabor final. A mais conhecida é a Francesinha Poveira, nascida na Póvoa do Varzim em 1962, que é feita com pão cacete e cuja versão tradicional não é servida com molho.

– Os principais locais onde se pode experimentar das melhores francesinhas da cidade do Porto, são: Bufete Fase, Regaleira, Mauritânia Real, Convívio e Café São Nicolau.

– Como qualquer Portuense sabe, uma Francesinha é acompanhada com batata frita aos palitos e cerveja estupidamente gelada.

Fonte : http://origemdascoisas.com


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário