Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Cozido das Furnas – Como é feito e onde comer

O Cozido das Furnas é um dos mais emblemáticos e típicos pratos da Ilha de São Miguel, nos Açores. Todos os ingredientes são colocados numa panela, que é colocada e enterrada no solo junto às caldeiras das Furnas, sendo o seu tempo de confecção médio de cinco horas.

Este tem um sabor único e inesquecível, característico da sua forma de confeccionar.







Como é feito o Cozido das Furnas?

O Chef Pedro Rocha a convite de um dos restaurantes localizados nas Furnas e onde é possível apreciar este prato típico mostra-nos, no vídeo abaixo, como é feito o famoso Cozido das Furnas. Uma produção de Bluebird Productions.



Ingredientes do Cozido das Furnas

Os ingredientes associados ao Cozido das Furnas podem variar consoante o gosto de quem o faz, sendo que por norma este é composto por:

    1/2 Galinha
    800gr Carne de Vaca
    500gr Porco com Osso (Perna)
    250gr Bacon
    300gr Costoleta de Porco
    8 Batatas
    4 Batatas Doces
    4 Cenouras
    1 Repolho
    1 Couve
    1 Morcela
    1 Chouriço
    2 Inhames
    Sal

Como fazer o Cozido das Furnas

No dia anterior considere temperar as carnes por forma a ganharem mais sabor. Há quem tempere em vinha de alhos com pimenta da terra.

Deverá por começar a cortar as carnes de vaca, porco e galinha em bocados médios e regulares, de seguida as batatas, chouriço e toucinhos. No caso das cenouras corte-as ao meio na direção do comprimento. O repolho e couve devem ser cortadas em quartos.

Disponha todos os ingredientes numa panela em várias camadas alternadas, podendo seguir a seguinte ordem de colocação: carne de porco no fundo, de seguida carne de vaca, repolho, couve, batatas, inhame, cenouras e a galinha. No cimo da panela deverá colocar a Morcela e Chouriço enrolados em folha de couves.

Tempere com sal e pimenta a gosto. Feche a panela com a respectiva tampa e ate-a com uma corda. É recomendado que coloque a panela numa saca de serapilheira.

Já nas Caldeiras das Furnas, no Vale das Furnas deverá então solicitar um buraco disponível para a confecção do seu Cozido das Furnas, sendo que passadas cerca de 5 horas a 7 horas o seu cozido está pronto. Desfrute do seu Cozido das Furnas.




Onde comer o Cozido das Furnas

Se desejar apenas apreciar este prato típico regional e único poderá fazê-lo em vários restaurantes na zona das Furnas onde, diariamente, e com buracos reservados para o fim são confeccionadas várias doses do Cozidos das Furnas exclusivamente para a restauração.

Dada a grande afluência diária é recomendado que faça a sua reserva atempadamente.

Incluido no nosso Roteiro no Açores - Tour Lagoa Fogo Furnas >>>


FONTE : https://byacores.com

Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário