Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Santuário do Bom Jesus classificado Património Mundial da UNESCO

O Santuário do Bom Jesus, em Braga, recebeu hoje a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO, na reunião do comité da organização, a decorrer em Baku, no Azerbaijão, anunciou a organização.



O monumento português faz parte "das 36 indicações para inscrição na Lista do Património Mundial", que estão a ser avaliadas na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a decorrer em Baku, no Azerbaijão até 10 de julho.



A candidatura suscitou algumas questões ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), que faz a apreciação das candidaturas que chegam de todo o mundo, no que diz respeito à autenticidade e integridade deste monumento, assim como a preservação e prevenção de acidentes, como possíveis incêndios à volta do complexo religioso, mas a proposta acabou por ser aprovada.



O Brasil, que abriu a discussão e faz parte deste comité, defendeu que o Bom Jesus de Braga não só cumpre todos os critérios para ser integrado na lista de monumentos, mas serviu também de inspiração para o complexo do Bom Jesus de Congonhas, no Brasil, que já consta da lista da UNESCO.

Portugal esclareceu que todas as dúvidas sobre o monumento bracarense já estavam esclarecidas no dossier entregue por Portugal e que as recomendações do ICOMOS já estão mesmo a ser seguidas no santuário. A representação portuguesa afirmou ainda que o monumento também já está inscrito como património nacional.




Visite o Santuario Bom jesus de Braga no nosso Tour Braga Guimarães >>>

O Santuário do Bom Jesus é um complexo que conta com as escadarias (chamados de escadórios em Portugal), a Igreja do Bom Jesus, o elevador do Bom Jesus e um parque. A igreja do Bom Jesus foi elevada a basílica em 2015 e é um dos primeiro edifícios de estilo neoclássico do país. A igreja apresenta a planta em formato de cruz latina e a fachada é ladeada por duas torres e encimada por um frontão triangular. A escadaria conta com 573 degraus e começou a ser construída em 1723 e ao longo dela há diversas capelas primitivas. O elevador é um funicular que vai desde a parte alta de Braga até o santuário. Foi inaugurado em 1882, sendo o primeiro a ser instalado na Península Ibérica. Por fim, o parque do Santuário do Bom Jesus é uma área bastante arborizada com vários lagos artificiais e jardins. O parque conta também com uma parte de restaurantes e outras infra-estruturas.



Fonte : https://www.cmjornal.pt/


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário