Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Como é o padrão de tomada plugue eletricas na Europa


Quando você faz uma viagem, ainda mais se for internacional, para a europa, por exemplo, é completamente normal levar contigo um celular e notebook. Na verdade, eu arrisco em dizer que é uma das primeiras coisas que qualquer pessoa pensa na hora de fazer as malas. Não é verdade?


Carregar aparelhos eletrônicos na Europa

Não vivemos sem os nossos companheiros eletrônicos. Não importa se estamos no Brasil ou numa cidade medieval da Europa. Ainda mais viver sem o celular, que geralmente é por onde você irá tira fotos, grava videos e falar com a sua família enquanto estiver fora.

Mas, até aí tudo bem, o problema mesmo está quando você quer carregar qualquer um dos dois e percebe que a tomada é completamente diferente da qual está acostumado.

O desespero aparece automaticamente e, nem preciso dizer que o humor e toda a magia da viagem fica no modo “pausado” nesse momento, preciso?

E você se questiona: “E agora?”

A culpa, com toda certeza, é do padrão de tomada da Europa.


Qual é o padrão de tomada na Europa?

Mas, pode ficar tranquilo, neste artigo você vai entender quais são os padrões para não ter estresse e claro, não precisar sair de madrugada buscando adaptadores, enquanto tenta traduzir o que está escrito nas embalagens.

Qual é a diferença de padrão de tomada entre os países da europa?

O padrão de tomada na europa não é o mesmo para todos os países, pelo contrário, são usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá.

Mas, quase todos os países europeus, com exceções de alguns, utilizam o padrão de tomada do tipo C ou do tipo F, os dois tipos com dois pinos redondos.


Tipo de tomada mais comum no mundo

Se está se perguntando se são aqueles iguais ao que antes era usado aqui no Brasil, com os dois pinos redondos e paralelos… Sim, na verdade, esse é o plugue mais comum no mundo inteiro.

Então, não tem mais motivo para se preocupar, certo? Não, errado.


Equipamentos com o padrão de tomada de tipo C no Brasil

Primeiro porque dificilmente é comprado algum aparelho com o padrão de tomada de antes, do tipo C, aqui no Brasil.

E segundo, porque mesmo que você tenha eletrônicos com esse padrão, alguns países fizeram algumas adaptações para que ficasse mais seguro.

O seu plugue do tipo C pode não funcionar

O que significa que, o seu plugue do tipo C pode até entrar na tomada, mas, em alguns casos, o tamanho do seu plugue poderá ser diferente e você simplesmente não conseguir utilizar a energia.

O melhor é arrumar um adapatador de tomada para a Europa


Então, melhor não arriscar e buscar um adaptador, certo? Mas, até para conseguir comprar um adaptador correto é importante saber qual o padrão de tomada que o país na europa que você irá segue.

O padrão de tomada na Europa

O padrão de tomada na europa mais utilizado é o “F”, tanto que a maioria dos países europeus utilizam. A principal diferença desse tipo para os outros é que as suas duas pontas são presilhas que servem para fazer fio terra.


Padrão de tomada F na Europa



Padrão de tomada mais comum na Europa
Os seguintes países tem o padrão de tomada F:

    Alemanha;
    Áustria;
    Bulgária;
    Croácia;
    Espanha;
    Estônia;
    Finlândia;
    Grécia;
    Holanda;
    Hungria;
    Islândia;
    Portugal;
    Noruega;
    Rússia;
    Suécia.


Padrão de tomada E na Europa



Esse padrão de tomada é usado nos seguintes países:

    Bélgica;
    França;
    Polônia;
    República Checa;
    Eslováquia.

Nos países acima é comumente utilizado a tomada “E”, que é conhecida por ter dois pinos redondos e paralelos, com um furo bem pequeno no alto do plugue.

Exceções no padrão de tomada na Europa

    Itália;
    Suíça;
    Reino Unido.

O seu destino é alguns desses acima? Então, saiba que esses três países possuem tipos de tomadas bem diferentes, confere:

Como é o Padrão de tomada no Reino Unido



Em 1960, no Reino unido, o padrão de tomada era o “D”, que ainda é muito utilizada na Índia e no Paquistão. O Reino Unido trocou o “D” pelo “G”, por ser considerada um dos padrões de tomada na europa mais seguros.

A tomada do tipo “G” é um triângulo, ou melhor, os pinos são retangulares, ou invés de redondos e, em cada um deles, tem um fusível. Digo triângulo porque o desenho que os pinos formam é de um triângulo.

E se a sua viagem estiver definida para o Reino Unido, saiba que é importante saber o número de amperes na hora de comprar um adaptador, para garantir que todos os seus aparelhos funcionem, ok?


Padrão de tomada na Itália

Na Itália é usado o padrão de tomada “L”, (três pinos iguais e simétricos). No caso, esse tipo tem dois modelos, o 10A (funciona em tomadas tipo C) e o 16A (Funciona em tomadas do tipo C).

Esse é o padrão de tomada na europa mais complicado, já que é preciso ser atento com a distinção de amperes.

Se você está a pensar viajar para a Europa, saiba que o custo de vida difere bastante entre países. Veja como cálcular o custo de vida de um país.


Padrão de tomada na Suíça



A tomada usada lá é o “J”, bem similar ao do Brasil, mas não são compatíveis, então não tente para que não haja nenhum acidente. Esse tipo possui dois pinos redondos paralelos e um central, também redondo, claro.


Qual a voltagem na Europa?

Você está enganado se acredita que é apenas com o padrão de tomada na europa que precisa se preocupar, na verdade, quem vai para o exterior lida com mais um problema: a voltagem.

É essencial que você preste bastante atenção nesse ponto, já que, por exemplo, tem países que funcionam com 240 volts, se o seu eletrônico não for feito para funcionar nessa voltagem, corre um grande risco de queimar.

Confira a voltagem da tomada

Para que não aconteça nenhum acidente e você não perca os seus aparelhos, sempre lembre de conferir qual a voltagem da tomada antes de conectar, ok?
E se o seu aparelho funciona em diferentes modos

Também veja se o seu aparelho consegue funcionar em diferentes faixas de volts, informação que pode ser vista na fonte do seu aparelho.

Qual padrão de tomada comprar para Europa

É que não existe apenas um padrão de tomada na europa, ficando meio complicado de ter que, ao invés de se preocupar com os inúmeros processos de uma viagem, ficar pensando em qual adaptador precisará comprar.

Ter um adaptador universal é a melhor opção?



Se você não quer se preocupar com nada, sim. E a resposta é um SIM grande, caso você seja um amante de viagens e precisar comprar um adaptador novo todas as vezes que pensar num destino diferente.

Compre um adaptador no Brasil

Se você não gosta da ideia de chegar no lugar, às vezes de madrugada, e ter que ficar procurando por um adaptador ou até mesmo em ficar desvendando a língua, acredito que a melhor opção seja adquirir o adaptador aqui no Brasil.

Nem todo mundo se adapta à mudança para a Europa. Confira se você tem o o perfil para morar no exterior.

Confira se o adaptador é mesmo universal

Pode parecer meio óbvio, mas é válido lembrar que o adaptador que você estiver pensando em comprar precisa funcionar, não em um ou cinco, mas em todo o padrão de tomada na Europa.

É importante ficar atento, já que muitos viajantes já levaram consigo adaptadores universais que tinham entradas para todos os formatos existentes de tomada, mas por serem cavados, alguns carregadores acabavam não entrando.

Resumindo: Você deve comprar um adaptador universal e conferir que ele vai funcionar em todos os padrões de tomada para não se preocupar mais com isso.
O que eu preciso para uma viagem sem estresse?

Fonte : https://www.eurodicas.com.br/


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário