Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Os 12 Santuários mais bonitos de Portugal

Portugal está repleto de locais sagrados. A fé das pessoas e o seu empenho em construir algo que demonstrasse as suas crenças ou em sinal de agradecimento por alguma intervenção divina fez prosperar o número de santuários por todo o país. Normalmente, cada local onde foi construído um santuário está associado a uma lenda ou a um milagre aí efectuado. Os locais sagrados em Portugal são frequentemente alvo de romarias ou procissões em determinadas alturas do ano, em que milhares de peregrinos acorrem a estes locais como forma de agradecimento por supostos milagres. São também frequentes as festas em honra dos padroeiros dos Santuários em questão, festas essas que atraem milhares de visitantes.


1. Santuário do Bom Jesus

 
Pode visitar no nosso  Tour Braga Guimarães >>>

O conjunto arquitectónico do Bom Jesus do Monte, ex-libris da cidade de Braga, é, talvez, o mais majestoso, o mais poético e o mais monumental sacro-monte construído na Europa, onde predomina a arquitectura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Desde que a presença humana se fez sentir na colina sagrada do Bom Jesus, a partir do século XIV, se fez notar a presença dos romeiros movendo-se a pé, pelo elevador ou com precários meios de transporte, tornando esta estância barroca como uma das maiores rotas sagradas, pelo seu valor penitencial, ritual de purificação, ou pelo seu carácter de tradição popular, lazer e repouso. Remontam ao século XIV, as primeiras manifestações humanas no local, a edificação de uma Cruz e a construção de uma pequena ermida dedicada à Santa Cruz. Com efeito o estatuto da Irmandade da Igreja da Trindade de Braga, datado de 1373, já faz alusão a uma ermida de Santa Cruz, à qual os confrades deviam ir em romagem.














2. Santuário da Peneda




O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, na freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço, tem como data provável de inicio da sua construção, finais do século XVIII, a julgar pela data inscrita na coluna existente ao cimo da escadaria de acesso. Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário. Este lugar de culto é constituído pelo designado, escadório das virtudes, com estatuária que representa a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datada de 1854, a igreja principal, terminada em 1875, o grande terreiro, o terreiro dos evangelistas e a escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo. A Festa da Senhora da Peneda é anual, tem a duração de uma semana, entre dia 31 de Agosto e oito de Setembro.





3. Santuário do Sameiro




Braga foi a primeira cidade portuguesa a dedicar um monumento evocativo do dogma da Imaculada Conceição, proclamado a 8 de Dezembro de 1854. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Monte Sameiro fica implantado a 570 metros de altitude, sobre os vales dos rios Ave e Cávado, permitindo uma privilegiada paisagem sobre a cidade minhota. Rodeado por parque arborizado, jardins, cruzeiro, fontes, capela e edifícios de apoio, o Santuário é composto por escadório, que culmina com a Igreja-Basílica e monumentos evocativos. O monumental Santuário do Sameiro, de estilo neoclássico, teve origem quando, em 1863, o padre bracarense Martinho da Silva teve a iniciativa de “lançar” a primeira pedra no cimo do monte para a construção de um pedestal para colocar uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por quem tinha grande devoção.


4. Santuário de Santa Luzia



Pode visitar no nosso Tour Viana do Castelo >>>

A construção deste templo dedicado a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus teve início em 1904, estendendo-se até 1959. A autoria é do arquitecto Miguel Ventura Terra, tendo-lhe sucedido o arquitecto Miguel Nogueira, após o falecimento do seu mestre em 1919. A tipologia arquitectónica é de inspiração romanico-bizantina, integrando-se na arquitectura revivalista que marcou a viragem de século. As suas imponentes rosáceas são as maiores da Península Ibérica e as segundas maiores da Europa.







5. Santuário do São Bento da Porta Aberta





Na freguesia de Rio Caldo, no Gerês, o culto a S. Bento deve a sua origem à influência dos monges de Santa Maria de Bouro. Foi no ano de 1640, que estes passaram a construir a primitiva ermida, numa pequena elevação. Segundo reza a tradição, esta ermida possuía um alpendre, como aliás acontece na maioria das capelas do alto dos montes, e as suas portas encontravam-se sempre abertas, servindo de abrigo a quem passava.


6. Santuário de Fátima



Pode visitar no nosso Tour Fatima 5 Cidades >>>

A Capelinha das Aparições foi o primeiro edifício a ser construído na Cova de Iria, para assinalar o lugar das Aparições de Nossa Senhora. Uma imagem de Nossa Senhora, datada de 1920 e da autoria do brasileiro José Ferreira Thendim, foi colocada no local exacto. O Monumento ao Sagrado Coração de Jesus foi erguido no centro da Praça em 1932 sobre um poço. A Basílica, projectada pelo arquitecto Van Kriecken e acabada de construir em 1953, contém 15 altares dedicados aos 15 mistérios do Rosário. Os túmulos de Francisco e Jacinta, dois dos Três Pastorinhos, também se encontram nesta parte do Santuário. A Capela do Lausperene, onde se encontra o Santíssimo Sacramento em adoração perpétua, só pode ser visitada em silêncio.


7. Santuário da Nossa Senhora dos Remédios




De uma avenida central de Lamego (Dr. Alfredo de Sousa) sobe até ao alto de um morro uma imponente escadaria barroca com 686 degraus que termina num santuário rocaille, erguido em meados do séc. XVIII à veneração de Nossa Senhora dos Remédios, que só em 1905 ficaria totalmente acabado. A íngreme geologia do terreno acentua a grandiosidade do conjunto, rodeado pela mística do denso arvoredo que forma o Parque de Santo Estevão, um local muito aprazível.


8. Santuário da Nossa Senhora da Nazaré



Pode visitar no nosso Tour Fatima 5 Cidades >>>

Em 1377, o Rei D. Fernando mandou construir a primitiva igreja para albergar a sagrada imagem e dar acolhimento ao grande número de peregrinos em visita à Senhora da Nazaré, tornando-se no mais antigo e importante Santuário Mariano português até ao início do século XX. Esta foi ampliada nos reinados de D. João I, D. João II e D. Manuel, sofrendo sucessivas beneficiações. É um grande edifício, dominado por duas altas torres sineiras de coruchéus, em estilo barroco, antecedido por uma ampla galeria alpendrada, em lioz, mandada erguer por D. Manuel, para alojar os romeiros. Todo o edifício atesta a grande reforma do final do século XVII (1680 a 1691).



9. Santuário da Nossa Senhora de Aires




Santuário Barroco, situado a cerca de 1000 metros de Viana do Alentejo, é muito conhecido pelas festividades que anualmente aqui decorrem em honra à Padroeira Nossa Senhora de Aires, no quarto fim de semana de Setembro. A história do Santuário remonta ao século XVI, numa pequena ermida rodeada por cinco hospedarias de romeiros, que com o passar do tempo foi ficando mais afamada, atraindo mais fiéis, mercadores e forasteiros, tendo-se construído um novo, maior e mais digno templo, inaugurado em 1760, num estilo barroco – rocócó.


10. Santuário da Nossa Senhora do Cabo





Pode visitar no nosso Tour Arrábida >>>

O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel está localizado cerca de 12 km da vila de Sesimbra, em Setúbal, Portugal. Este santuário do século XVIII, foi construído num penhasco vertiginoso do Cabo Espichel, de onde de avistam a bonitas barras de Lisboa e Cascais e a grande baía de Setúbal. A imagem da Virgem deste santuário é venerada desde os tempos antigos, mas especialmente durante o período barroco. A sua construção, sóbria, é constituída por uma fachada ladeada por duas torres sineiras cobertas com cúpulas orientais, e encimado por um frontão ondulado com um nicho central com a imagem da Virgem.



11. Santuário do Senhor Santo Cristo




 Pode visitar no nosso Tour nos Açores - Tour lagoa das 7 Cidades >>>

A Igreja do Santo Cristo, ou de Nossa Senhora da Esperança , encontra-se integrada no conjunto conventual da Esperança, no coração da deslumbrante cidade de Ponta Delgada, na maravilhosa Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores. O Convento e a Igreja datam do século XVI, tendo sofrido alterações posteriores nos séculos XVII e XVIII, albergando a famosa Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, apresentando um fabuloso conjunto de adereços em ouro e pedras preciosas do século XVIII, e associada à maior festividade da cidade.


12. Santuário de São Torcato



Situado no centro da vila, é sem dúvida o ex-libris desta localidade. Ao contrário da maioria dos santuários, este não está ligado a qualquer lenda ou milagre, existindo porém o São Torcato, um dos evangelizadores da Península Ibérica, cujo corpo incorrupto está depositado num túmulo no interior do templo. Edificado no séc. XIX, foi o ano de 1871 o início das obras deste mosteiro e que se mantiveram até agora. Com tantos anos de construção, o santuário acaba por sofrer uma espécie de mistura de estilos, acabando por serem introduzidos elementos clássicos, góticos, renascentistas e românticos.

Fonte : https://www.vortexmag.net
Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário