Estamos á Sua Espera

Estamos á Sua Espera
a

Monumentos portugueses que são património mundial

São vários, espalhados pelo país e dos mais variados estilos, cada um com muitas historias para contar. Monumentos portugueses que são património mundial.

Nos últimos anos, Portugal tem feito uma aposta consistente na recuperação e manutenção dos seus monumentos mais grandiosos e emblemáticos. O esforço tem sido reconhecido pela UNESCO, que classificou vários deles como Património Mundial. São símbolos da nossa História enquanto povo e nação mas também na nossa cultura e da nossa forma de estar na vida. Preservar os nossos monumentos é preservar a nossa memória. Estes são os monumentos portugueses classificados como Património Mundial pela UNESCO.


1. Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos foi declarado Monumento Nacional em 1907 e, em 1983, a UNESCO classificou-o como “Património Cultural de toda a Humanidade”.

Pode visitar este monumento no nosso Tour Lisboa >>>

 Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Sta. Maria de Belém, quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro.

Para perpetuar a memória do Infante, pela sua grande devoção a Nossa Senhora e crença em S. Jerónimo, D. Manuel I decidiu fundar em 1496, o Mosteiro de Sta. Maria de Belém, perto da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo.

Doado aos monges da Ordem de S. Jerónimo, é hoje vulgarmente conhecido por Mosteiro dos Jerónimos.

O Mosteiro é um referente cultural que não escapou nem aos artistas, cronistas ou viajantes durante os seus cinco séculos de existência. Foi acolhimento e sepultura de reis, mais tarde de poetas.


2. Torre de Belém
Classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1983, foi eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de julho de 2007.

Pode visitar este monumento no nosso Tour Lisboa >>>



A construção da Torre de Belém, abaluartada, obedece a um critério racional de defesa do estuário do Tejo, implementado por D. João II, e englobado no plano mais vasto da reorganização geral das forças de terra e mar, plano esse continuado por D. Manuel I, e que viria a proporcionar os meios necessários, humanos e materiais, requeridos pela expansão promovida à escala planetária.

Também se construíram caravelas equipadas de grossas bombardas, executando tiro de ricochete, técnica inédita até então, e que estariam em posição, prontas a intervir caso necessário.

Este era um plano de grande eficiência, porquanto durante cerca de 30 a 40 anos não se registam queixas das populações, antes vítimas de constantes depredações por parte de corsários de origem norte-africana e norte-europeia. Este plano inédito e pioneiro veio a ser seguido, mais tarde, em todo o território do Império Português de quinhentos, sobretudo no Oriente.


3. Mosteiro da BatalhaConsiderado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal

Pode visitar este monumento no nosso Tour Fátima Batalha Alcobaça nazaré e Óbidos >>>




 Este mosteiro da Ordem de São Domingos foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1563, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino.

 

 4. Mosteiro de Alcobaça

 Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO  em 1989

Pode visitar este monumento no nosso Tour Fátima Batalha Alcobaça nazaré e Óbidos >>>


Mosteiro fundado em 1178 pela Ordem de Cister, em cumprimento do voto de doação feito por D. Afonso Henriques, aquando da conquista de Santarém aos árabes. A abadia é um dos mais importantes templos cistercienses medievais, tratando-se da primeira obra inteiramente gótica em Portugal.


5. Convento de Cristo

Encontra-se classificado como Monumento Nacional (1910) e como Património Mundial (1983)

Pode visitar este monumento no nosso Tour Tomar Rota dos Templários >>>




O Convento de Cristo é um monumento na cidade de Tomar.
Foi fundado em 1160 pelo Grão-Mestre da Ordem dos Templários, dom Gualdim Pais, e ainda conserva memórias desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557).


6. Universidade de Coimbra

Conjunto histórico-cultural classificado como Património Mundial da UNESCO em 2013 

Pode visitar este monumento no nosso Tour Aveiro e Coimbra>>>


 A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada a 1 de Março 1290, quando o Rei D. Dinis I assinou em Leiria o documento Scientiae thesaurus mirabilis, o qual criou a própria universidade, que foi intermediada e foi confirmada pelo Papa.
 Desde o reinado de D. Manuel I, todos os Reis de Portugal passaram a ter o título de «Protetores» da Universidade, podendo nomear os professores e emitir estatutos.



Fonte : http://ruralea.com


Share on Google Plus

About Celina Tours

0 comentários:

Enviar um comentário