A HomeAway, plataforma especialista em alojamentos para férias, em parceria com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona, acaba de revelar o primeiro Barómetro que tem como principal objetivo dar a conhecer o perfil do viajante português, que privilegia um alojamento local para desfrutar das suas férias.
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Este estudo, pioneiro em Portugal, visa fornecer uma radiografia precisa sobre os hábitos e costumes do utilizador desta modalidade de alojamento turístico. De acordo com a informação prestada pela HomeAway à imprensa, o Barómetro concluiu que os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as Famílias com 41,30%, em seguida Casais (34,90%) e grupos de Amigos (18,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que as estadias têm uma duração até 7 dias e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,88. Importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (42,7%).
- Principais motivações
Quando se trata de viajar, os inquiridos enumeram como principais motivações o desejo de desfrutar do tempo livre com os seus companheiros de viagem, a necessidade de descansar, fugir à rotina ou aliviar o stress e, por fim, a vontade de conhecer novos destinos. Para 34,1% dos respondentes é igualmente importante conhecer pessoas novas e contactar com a cultura e costumes locais. Estas motivações atestam a escolha pelo alojamento local, pois é a modalidade que permite aos viajantes experienciar uma maior proximidade com os habitantes do destino, suas tradições, gastronomia e história local.
A preferência pelo alojamento local está relacionada com fatores como o preço, a comodidade, a localização e o meio envolvente.
- Reservas
A principal fonte de informação consultada pelos utilizadores do alojamento local são as plataformas especializadas no arrendamento deste tipo de acomodação (33,8%), seguidas pelas recomendações de familiares e amigos (21,6%). É de salientar que a resposta com menos expressão foi “através de uma agência de viagens”.
No que se refere ao momento da escolha, é seguro afirmar que, para além do preço e da localização, os comentários e as avaliações de outros utilizadores têm um peso considerável na tomada de decisão e escolha do alojamento. As classificações de outras pessoas são cruciais para 36,2% dos inquiridos, tornando-se assim uma das mais importantes fontes de informação.
Os resultados do estudo indicam ainda que mais de metade dos viajantes refere reservar o seu alojamento local com um período de antecedência entre 1 e 6 meses (56,5%). Dentro deste grupo, 22% reserva com cerca de 3 a 6 meses de antecedência, 21% diz fazer a reserva entre 1 a 2 meses antes da data e, por fim, 15% opta por uma antecedência de 2 a 3 meses.
Fonte : https://www.homewithaview.pt
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