A Região Autônoma dos Açores é um território da República Portuguesa com autonomia política e administrativa. Tantos termos burocráticos escondem a beleza do arquipélago, a ponto da Lonely Planet (maior guia de viagens do mundo) decretar que visitar os Açores estava entre os 10 grandes destinos globais de 2017.
Talvez você nunca tenha ouvido falar desse pedacinho de terra, um local perfeito para os amantes da natureza e de esportes de aventura. Conheça um pouco mais sobre os Açores.
Os Açores são um arquipélago de 2.325 km², distante a 1.600 quilômetros de Portugal. Está a nordeste do Oceano Atlântico, entre os 36º e os 43º de latitude Norte e os 25º e os 31º de longitude Oeste.
Precisamente, o arquipélago está situado sobre a Dorsal Mesoatlântica, cordilheira que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico e cujos pontos elevados emergem em forma de ilha.
No entanto, sua proximidade com o continente europeu e o fato de pertencer politicamente à República Portuguesa e à União Europeia fez com que os Açores sejam considerados parte da Europa.
Os territórios mais próximos são a Península Ibérica, a 2 mil quilômetros ao leste; Ilha de Madeira, a 1.200 quilômetros a sueste; Nova Escócia, a 2.300 quilômetros a noroeste; e Ilhas Bermudas, a 3.500 quilômetros a sudoeste.
Ilhas que compõem os Açores
O arquipélago reúne nove ilhas, divididas em três grupos geográficos.
- Grupo Oriental
Ilha São Miguel: a maior e principal ilha dos Açores, onde fica a sede do governo regional. É famosa pelo Pico da Vara, com 1.105 metros de altitude, a gastronomia, os mirantes para contemplar a vista e os banhos quentes de água férrea;
Santa Maria: tem como principais cartões postais o Poço da Pedreira e a Praia Formosa. Foi a primeira ilha povoada pelos portugueses, entre 1427 e 1432.
- Grupo Central
Ilha do Faial : a cidade de Horta é famosa pela Marina de Horta, o primeiro porto de recreio inaugurado nos Açores em 1986. De seu porto saem barcos diariamente para a Ilha do Pico;
Ilha do Pico: a Montanha do Pico, com 2.351 metros de altitude, é o ponto mais alto de Portugal. Também na ilha fica a vinicultura que integra a Paisagem da Cultura da Vinha como Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco desde 2004;
Ilha Terceira: o centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo é Patrimônio Mundial da Humanidade tombado pelo Unesco;
Ilha São Jorge: com uma longa cordilheira vulcânica, forma um triângulo de rápido e fácil acesso por via marítima junto das ilhas de Faial e do Pico. Se você gosta de queijo precisa visitar os Açores: essa ilha produz um dos mais saborosos de Portugal!
Ilha Graciosa: tem acesso mais restrito, e por isso se dedica ao turismo sustentável e de preservação da natureza.
- Grupo Ocidental
Ilha Corvo: a menor das ilhas tem somente 500 habitantes;
Ilha Flores: famosa pelos campos de hortênsias, integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco desde 2009.
Visitar os Açores: pontos a não perder
Visitar os Açores é adentrar um universo ainda intocável e recheado de belas paisagens, que reúnem florestas, cachoeiras, lagoas, praias, picos e até vulcões.
Se trata de um arquipélago pequeno e pouco explorado, portanto você vai encontrar mais opções de turismo dentro das principais cidades, que são:
Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel;
Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel
Fajã de Baixo, na Ilha de São Miguel;
Arrifes, na Ilha de São Miguel;
Lagoa, na Ilha de São Miguel;
Rabo de Peixe, na Ilha de São Miguel;
Rosto do Cão, na Ilha de São Miguel;
Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel.
Consulte aqui os nossos Tours na Ilha São Miguel >>>
Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira;
Praia da Vitória, na Ilha Terceira;
Horta, na Ilha Faial;
A principal ilha, a de São Miguel, reúne a maior parte das atrações e é uma boa opção para começar sua viagem.
Lá você encontra o Mercado da Graça, em Ponta Delgada; o Miradouro da Grota do Inferno, com uma vista espetacular; a Lagoa das Sete Cidades, com dois lagos, um azul e outro verde; o Vale das Furnas, onde entre às 12h e 15h é preparado um cozido com o calor da terra e você pode desfrutar de um banho quente; e a Fábrica de Chá Gorreana, fundada em 1883 onde se produz o chá mais antigo da Europa.
Melhor época para visitar os Açores
O clima no arquipélago é subtropical, úmido e bastante dinâmico. Mesmo nos meses mais quentes do ano pode fazer sol, chover, ter neblina e fazer sol de novo no mesmo dia.
Entre Agosto e Outubro as tempestades tropicais são mais comuns, mas não chegam a atrapalhar. As temperaturas mais baixas chegam a 16ºC e no calor passam tranquilamente dos 30ºC.
Se quiser aproveitar os dias quentes vale a pena visitar os Açores nos meses onde as temperaturas são mais amenas, entre Maio e Setembro.
Fonte : https://turismo.eurodicas.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário